domingo, 11 de julho de 2010

A TELEVISÃO FORMA OU EMPOBRECE O CIDADÃO ?


Sendo o Espelho da sociedade com a passagem do tempo, esta dúvida começa cada vez mais a pairar na cabeça de muitas pessoas, mas afinal a televisão forma ou empobrece o cidadão?
Disserta Paulo Freire (2000.pg.126) : “(...) quanto mais os oprimidos vejam os opressores como imbatíveis, portadores de um poder insuperável, tanto menos acreditam em si mesmos. Foi sempre assim(...) . Uma das tarefas (...) é procurar, por meio da compreensão crítica (...), ajudar o processo no qual a fraqueza dos oprimidos se vai tornando força capaz de transformar a força dos opressores em fraqueza. É uma esperança que nos move.”
A razão para esta afirmação é simples, cada vez mais chegam até nós programas para aumentar o canal televisivo que não beneficiam em nada o telespectador. Apenas incentivam a involução cultural e comportamental dos jovens, fortalecem o processo de opressão, onde a televisão ao invés de informar o que é, passam como devem ser feita as coisas.
Sendo bem interpretado por Douglas Kellner (2001,p.32), na seguinte maneira... “ A mídia preocupa-se com fins populares e lucrativos. A cultura nunca foi mais importante”.
Infelizmente, os canais televisivos raramente transmitem programas culturais, que instruam o povo português que muito precisa. Parece que virou moda, apenas se preocuparem com o dinheiro e não com o conteúdo que mostram no respectivo canal. Pois além do capital buscam ser exemplos para a sociedade copiar.
Para Kellner (2001,p.254), é dever do cidadão tomar conhecimento das técnicas de manipulação da mídia e enxergar por meio de propaganda comercial e da desinformação promovida pelo governo, pois a democracia só pode florescer onde a cidadão bem informados e ativos”
A Televisão acaba sendo o Espelho da sociedade, se temos uma sociedade negativa que não busca informações, por falta de oportunidade ou comodismo, a televisão vai refletir isto, permitindo que alguém escolha quais as novelas serão exibidas, tendências de moda que serão seguidas, qual será o melhor modelo de família e assim por diante. Portanto a mudança não cabe somente a Televisão e sim a sociedade em si. Partindo primeiramente na educação, que é uma atividade prolongada que exige trabalho árduo, sendo bem executada rende bons frutos. É urgente mudar esta realidade para não nos depararmos no futuro com cidadãos apáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário